sistema autoportante

"O sistema autoportante da Blocotelha é constituído por longos perfis metálicos inteiriços, que podem ser em arco ou planos, e que unicamente se apoiam nas extremidades, permitindo vãos livres que podem ir até aos 30 metros."



O que caracteriza o sistema autoportante é o facto de não necessitar de interposição das tradicionais asnas de apoio à cobertura.
 
Esta solução, da qual a Blocotelha foi pioneira no mercado nacional, tanto pode ser aplicada em edifícios de estrutura metálica como em betão armado.
 
Este sistema é muito apreciado pelos arquitectos porque é simples e clean, permitindo obras esteticamente mais esbeltas. Em termos de rapidez de montagem, o sistema autoportante é imbatível.

Para além de permitir montagem de obras em tempo record, tem ainda uma relação qualidade/preço bastante competitiva, comparativamente a outros sistemas construtivos. 

Estão disponíveis dois tipos de perfis, os Ómega e trapezoidais, adaptando-se às necessidade de cada projecto.

Perfis Omega

Os perfis de telha tipo Ómega, fortemente identificados com a própria empresa, foram introduzidos no mercado nacional pela Blocotelha, constituindo uma novidade absoluta, quer pela sua geometria única, quer pela sua aplicação até à data, nunca vista.
Particularmente adequados a coberturas autoportantes de grande vão, até 30 m livres, continuam a representar uma óptima relação preço-qualidade.

Perfis Trapezoidais

De geometria mais familiar, habitualmente vistos nas fachadas de edifícios industriais em versões de altura reduzida, a sua aplicação em coberturas autoportantes foi iniciada em Portugal por uma empresa do Grupo Meneses, detendo este, até hoje, a exclusividade no mercado nacional e espanhol.
No sistema autoportante, a necessidade de interposição das tradicionais asnas de apoio da cobertura é eliminada. As nossas telhas autoportantes são longos perfis metálicos não seccionados, planos ou em arco, que se apoiam unicamente nas extremidades.

Esta solução pode ser aplicada em edifícios de estrutura metálica ou em betão armado.
A simplicidade é, geralmente, aliada das melhores ideias. O sistema autoportante não foge a essa regra. De facto, esta solução permite aplicações em prazo record, com uma relação custo/qualidade imbatível, comparativamente a outros sistemas. 

by onetofour