MATÉRIA-PRIMA

 

A matéria-prima utilizada nas fachadas e nas coberturas é fornecida em bobina, adquirida em diversas siderurgias internacionais. O metal de base pode ser aço, alumínio, ou outros metais, na cor natural ou lacados. O aço lacado é o material escolhido na maioria das situações dado o seu preço e características técnicas.

 

PROTEÇÃO E ACABAMENTOS

 

A chapa pode ser galvanizada, pré-lacada ou ter um tratamento especial para ambientes mais corrosivos. (galvanização de acordo com a norma EN 10346 e pré-lacagem de acordo com a norma EN 10169).

 

FABRICO

 

As telhas metálicas são obtidas através de um processo de perfilagem e calandragem, em diversas máquinas, em função do perfil pretendido. A tipologia da sua geometria subdivide-se em duas famílias: Ómega e trapezoidais., podendo ambas ser fabricadas planas ou em arco. As suas aplicações são vastas podendo ser utilizadas como coberturas, revestimentos e/ou funções estruturais. Trata-se de um produto muito versátil, permitindo criar inúmeras e invulgares formas arquitectónicas. As caleiras e as chapas de remate e rufagem são fabricadas em quinadoras programáveis em troços com comprimentos unitários até 12 metros.

 

ISOLAMENTO

 

Sempre que seja exigível um maior isolamento térmico e acústico recomenda-se a utilização de coberturas e fachadas com uma duplicação das chapas com caixa de ar preenchida com materiais isolantes: lã mineral, poliuretano, etc. Este sistema melhora significativamente o conforto térmico, reduzindo os consumos de energia com aquecimento e minimizando a transmissão de vibrações e ruídos.